Nota de Notícia: Eleição da Diretoria do CONSEG Itapejara D'Oeste
A Comissão Eleitoral do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Itapejara D'Oeste divulgou um edital para convocar a eleição de sua nova diretoria para o mandato de 2025-2027.
As inscrições para as chapas podem ser feitas até as 12h do dia 12 de setembro de 2025. A chapa completa deve ser composta, no mínimo, por Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 1º Tesoureiro. Os interessados em votar e ser votados precisam residir, trabalhar ou estudar na área de circunscrição do CONSEG, ter no mínimo 18 anos, e possuir conduta ilibada e idoneidade moral. As inscrições devem ser entregues no 2º Pelotão de Polícia Militar ou enviadas para o e-mail itapejaradoesteconseg@gmail.com, junto com os documentos necessários, como requerimento de inscrição, fichas cadastrais individuais e certidões de antecedentes criminais.
A eleição está marcada para o dia 3 de outubro de 2025, na Câmara de Vereadores de Itapejara D'Oeste, com início às 19h e término às 20h. Caso haja apenas uma chapa inscrita, a eleição ocorrerá por aclamação.
Edital na íntegra:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA ELEIÇÃO DE NOVA DIRETORIA
A Comissão Eleitoral do Conselho Comunitário de Segurança Itapejara D'Oeste, com presidência exercida pelos Membros Natos em sistema de responsabilidade solidária, no uso de suas atribuições legais, deixa público e convoca a eleição para diretoria do CONSEG ITAPEJARA D'OESTE, no município de ITAPEJARA D'OESTE - PR, para o mandato do biênio 2025-2027, conforme estabelece o Regulamento dos CONSEGs do Paraná (Decreto nº 8.301/2024, anexo III, referente ao Regulamento dos CONSEGs do Decreto nº 5.381/2016.).
-
A votação se destina a eleger chapa completa mínima formada, obrigatoriamente, por Presidente, Vice-Presidente, 1º Secretário e 1º Tesoureiro, que integrarão a Diretoria Executiva. As funções de 2º Secretário e 2º Tesoureiro, bem como os 3 (três) Membros para composição do Conselho Fiscal são opcionais.
-
Para votar e ser votado é necessário residir, trabalhar, estudar na área de circunscrição do CONSEG ITAPEJARA D'OESTE, ser voluntário, possuir plena capacidade civil, ter idade mínima de 18 anos na data da votação, ter conduta ilibada e idoneidade moral, a ser conferida pela Coordenação Estadual dos CONSEGs, necessária para o exercício das funções.
-
As inscrições das chapas concorrentes deverão ser entregues junto à Comissão Eleitoral, sito à rua Presidente Vargas, 850, bairro Alto da Colina, 2º Pelotão de Polícia Militar, ou envio para o e-mail itapejaradoesteconseg@gmail.com, com comprovante de entrega ou confirmação de recebimento, até as 12 horas, do dia 12 de setembro de 2025, por meio de Requerimento de Inscrição de Chapa, acompanhado das Fichas Cadastrais Individuais e Certidões de Antecedentes Criminais de todos os candidatos inscritos, com a apresentação dos documentos exigidos para o pleito: Cédula de Identidade, comprovante de residência ou declaração de que trabalhe, estude ou representa organização que atue na área do CONSEG (modelos de fichas e orientações para obtenção de certidões estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico https://www.conseg.pr.gov.br/Pagina/COMO-CRIAR-OU-REATIVAR-UM-CONSEG).
-
A eleição dar-se-á por maioria simples de votos, quando houver mais de uma chapa inscrita, a ser realizada no dia 03 de outubro de 2025, com início previsto para às 19 horas e término às 20 horas, na Câmara de Vereadores do Município de Itapejara D'Oeste, na Avenida Manoel Ribas, 630, Centro, Itapejara D'Oeste-PR, Cep 85.580-000.
-
Na eventualidade de haver somente uma chapa inscrita, a eleição dar-se-á por aclamação.
Itapejara D'Oeste, em 01/09/2025.
INTEGRANTES DA COMISSÃO ELEITORAL
Membro Nato PMPR: 3º Sargento QP PM Douglas Fernandes da Cruz
Membro Nato PCPR: Delegado Helder Lauria
Membro Voluntário: Vanderlei Toigo
Membro Voluntário: Celso Luiz Ribeiro Alves
Fonte: Secretaria Administrativa.