ATAQUE CIBERNETICO A DADOS DA CÂMARA DE VEREADORES DE ITAPEJARA D' OESTE

por Mathias Schmeing publicado 05/03/2024 09h30, última modificação 21/03/2024 14h43

ATAQUE CIBERNETICO A DADOS DA CÂMARA DE VEREADORES

Uma ação de hackers invadiu o sistema e o banco de dados da Câmara de Vereadores de Itapejara D`Oeste. O hacker criptografou as informações de contabilidade e de recursos humanos do Legislativo. Com isso, todos os arquivos são convertidos em código secreto e não se consegue mais o acesso aos sistemas, paralisando os trabalhos dos setores de contabilidade e de controladoria da Casa de Leis.  A ação permite o acesso parcial ao portal da transparência da Câmara, que é ligado a outros sistemas.

De acordo com Jonas Ferreira de Andrade, presidente do Legislativo, o sistema foi danificado entre o final de semana de 02 a 03 de março, período em que a Câmara não funcionou. Desta forma não é possível lançar e nem acessar os dados até que o servidor seja formatado e os sistemas reinstalados. Ele espera que todo o processo de recuperação seja concluído está semana, visto que os procedimentos de reparos estão em andamento.

Jonas informa que os arquivos não serão perdidos porque o sistema possui o backup, que é uma cópia de segurança, onde todos os arquivos são armazenados, mas deverá ser contratada uma empresa para descriptografar os arquivos. Se não tivesse este dispositivo, tudo seria perdido. A ocorrência foi comunicada as autoridades policiais e ao Tribunal de Contas do Estado. Um fato que chama a atenção é que aparece um e-mail nos arquivos danificados.

Geralmente os hackers entram nos sistemas dos órgãos públicos e através da Internet ou do e-mail que aparece tentam negociar valores para liberar o funcionamento.  Resolvemos contratar uma empresa para fazer os serviços e não contactar com os haker e ao mesmo tempo serão tomadas todas as medidas para dar mais segurança aos sistemas

Fonte: Assessoria da Presidência.