Câmara Municipal de Itapejara D' Oeste ganha Selo Diamante de Trânsparência Pública no Tribunal de Contas em 2023

por Mathias Schmeing — publicado 13/11/2023 09h55, última modificação 13/11/2023 17h06

No Ano de 2023, a Câmara Municipal de Itapejara D' Oeste ganhou do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o Selo Diamante de Transparência Pública, onde 96,33% dos itens requeridos pelo instituto foram atendidos com êxito, a avaliação anterior estava em 70%. O que explica a evolução no índice é o comprometimento de todos os vereadores, setores administrativo, contábil, e jurídico, além da assessoria parlamentar, que não medem esforços para que cada cidadão itapejarense tenha clareza ao saber aonde o dinheiro de seus impostos está sendo aplicado, e que torna este trabalho uma referência a nível nacional.

O Índice de Transparência da Administração Pública, ou ITP-TCE/PR, é um parâmetro instituído pelo Tribunal de Contas do Paraná para medir em parceria com a sociedade o grau de transparência dos portais eletrônicos dos entes públicos. O método foi desenvolvido no ano de 2018.

O objetivo principal da compilação do índice é que a administração pública, no Estado do Paraná, possa ser considerada referência nacional em matéria de transparência. Objetiva-se, também, que os portais sejam cada vez mais úteis para o cidadão e, consequentemente, mais acessados.

Além da transparência, o ITP-TCE/PR avalia pontos considerando a perspectiva do usuário comum, e não apenas do usuário conhecedor da máquina pública. Pressupõe-se que o cidadão tenha interesse por informações que afetem o seu cotidiano, tais como o número de vagas e a fila de espera nas creches, a disponibilidade de medicamentos nos postos de saúde, as deliberações dos conselhos etc.

Fonte: Setor Administrativo e TCE-PR.