7º e 8° Encontros do Projeto “Cuidando de Quem Cuida – Educadoras”
Cuidar da pele é também cuidar de si, da autoestima e do bem-estar.
E foi com esse olhar sensível e acolhedor que foi vivenciado o 7º encontro, um momento especial de aprendizado, troca e reconexão com o autocuidado.
Em uma manhã leve e cheia de significado, mais uma vez foi reforçado o propósito do projeto Cuidando de Quem Cuida: lembrar às educadoras que, antes de cuidar do outro, é essencial olhar com carinho para si mesmas.
A convidada do encontro, Dra. Sabrina, conduziu uma conversa esclarecedora e acessível sobre a importância do cuidado com a pele, trazendo orientações práticas, dicas de beleza e reflexões sobre como esses cuidados impactam diretamente na autoestima e na saúde emocional. Mais do que estética, falou-se sobre prevenção, amor-próprio e respeito com o próprio corpo.
Entre informações valiosas e momentos de escuta, o encontro se transformou em um verdadeiro convite para que cada mulher se priorize, se valorize e reconheça sua beleza em todas as fases da vida. 🌷
O encontro foi encerrado com o coração aquecido e a certeza de que pequenos gestos de cuidado diário fortalecem não só a pele, mas também a confiança, a autoestima e a essência de quem cuida tanto dos outros.
Cuidar de quem cuida é também ensinar que o autocuidado é um ato de amor.
Encerramento do Projeto “Cuidando de Quem Cuida – Educadoras”
Foram oito encontros pensados com carinho, propósito e sensibilidade, encontros criados para fortalecer mulheres que dedicam sua vida ao outro, que acolhem, que ensinam, que transformam. Mulheres que são multiplicadoras de cuidado e que, por isso mesmo, também precisam ser cuidadas.
E neste mês de dezembro, foi encerrado esse ciclo com um encontro que foi pura emoção, entrega e gratidão.
A última atividade foi realizada em meio à natureza, ao som do vento, da terra e na presença dos cavalos, na Pampa Sul. Um cenário perfeito para silenciar por dentro e ouvir o que o coração tinha a dizer.
As atividades foram iniciadas com uma acolhida especial e, em seguida, a Procuradora da Mulher conduziu a dinâmica do perdão, permitindo que cada mulher encontrasse espaço para liberar mágoas, tristezas e decepções acumuladas ao longo do ano, abrindo caminhos internos para o novo que está chegando.
Logo depois, agradecimentos à Jakeline, que guiou uma linda dinâmica da gratidão, tocando cada participante de forma única e despertando reflexões profundas sobre valor, propósito e leveza.
Também deixamos o nosso agradecimento especial à equipe da ACA, parceira essencial desse projeto, que caminhou conosco em cada etapa, oferecendo apoio, carinho e presença.
Cuidar de quem cuida é reconhecer, honrar e fortalecer quem transforma o mundo todos os dias.
Que cada uma siga adiante levando consigo tudo o que viveu, sentiu e aprendeu.
E que esse seja apenas o começo de muitos outros encontros com sentido.
Os encontros foram realizados nos meses de novembro e dezembro de 2025.
Fonte: Procuradoria da Mulher.